|||| FNE ameaça realizar greve em época de exames

FNE ameaça realizar greve em época de exames
 

 

A Federação Nacional da Educação anunciou esta quinta-feira que entregará um pré-aviso de greve para 21 de junho, época de exames, se não saírem compromissos de uma reunião a realizar com o Governo na próxima semana.

FNE aponta matérias prioritárias

O secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, explicou que avançará com a greve se não saírem compromissos de uma reunião a realizar com o Governo na próxima semana. 

"Apostamos na sede do diálogo, mas não podemos ficar pela simples afirmação de princípios", declarou Dias da Silva.

A FNE identificou quatro matérias prioritárias para negociar com o Governo: a vinculação de mais trabalhadores precários até ao final da legislatura, um regime especial de aposentação para os docentes ao fim de 36 anos de serviço, o descongelamento das carreiras em janeiro e o despacho de organização do próximo ano letivo.

"Também queremos respostas sobre o processo de flexibilização curricular", acrescentou o dirigente sindical.

À semelhança de outras estruturas sindicais, a FNE entende também que a gestão de trabalhadores docentes e não docentes não deve ser feita pelos municípios.

"Aguardamos com expetativa os resultados desta reunião", disse Dias da Silva, frisando que as respostas e os compromissos, bem como a sua calendarização, têm de ser claros.

Caso contrário, a FNE entende que não resta outra opção senão "o recurso à greve" e promete entregar de imediato um pré-aviso para o dia 21 de junho.

Para o dia 21 de junho estão marcados os exames de Física e Química A, Geografia A e História da Cultura e das Artes. Também os alunos do ensino básico poderão ser afetados pela paralisação, uma vez que se realizaria a 21 de junho a Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio do 2º ano.

c/ Lusa

 

Fonte: RTP 


Voltar

|||| Destaques

Dez 2016

40 anos SPZC

José Ricardo, presidente do Sindicato do Sindicato dos Professores da Zona Centro, faz o balanço de 40 anos de ação

Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Correio Sindical
Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico