|||| Professores e educadores de todo o país saem à rua, dia 23 de março, a exigir o cumprimento da lei

Professores e educadores de todo o país saem à rua, dia 23 de março, a exigir o cumprimento da lei

Professores e educadores de todo o país saem à rua, dia 23 de março, a exigir o cumprimento da lei

21-3-2019

Os profissionais docentes da educação vão sair à rua em Lisboa, no próximo sábado, 23 de março, para dizerem ao governo que merecem ser valorizados, que não desistem, e que a posição do Governo de não recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias para efeitos de carreira é de todo injusta e ilegal.

A Federação Nacional da Educação (FNE) reforça que não desiste e que todo o tempo de serviço congelado tem de ser recuperado, não se podendo compactar esse tempo em 2 anos, 9 meses e 18 dias. O tempo de trabalho dos professores e educadores portugueses, com resultados verificados, não pode ser "varrido" desta forma.

Outras matérias como a situação da aposentação dos docentes, a determinação clara do que é a componente letiva e não letiva, dos horários e da precariedade na área, fazem com que os professores portugueses se sintam desvalorizados e que demonstrem na rua toda a sua indignação, insatisfação e sentimento de injustiça.

O Ministério tem mostrado intransigência nas negociações e isto é inaceitável. Esta grande Manifestação Nacional vai dizer ao Governo que os professores não desistem, merecem respeito e reconhecimento pelo seu trabalho servindo também de apelo à Assembleia da República e aos partidos políticos no sentido de atingirem um consenso numa solução para a recuperação integral do tempo de serviço.

Os manifestantes dos Sindicatos da FNE vão concentrar-se no Marquês de Pombal a partir das 14h30m, integrando a manifestação nacional de professores convocada por todas as organizações sindicais do setor, na qual participará ainda uma forte representação da UGT, liderada pelo Secretário-Geral, Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Manuela Dâmaso, e pelos Secretários-Gerais Adjuntos.
 

Porto, 21 de março de 2019

A Comissão Executiva

Para imprimir o comunicado, clique na imagem

Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico