|||| A imposição apressada de medidas de impacto duvidoso

A imposição apressada de medidas de impacto duvidoso

COMISSÃO EXECUTIVA DA FNE

A imposição apressada de medidas de impacto duvidoso

 

31-7-2019

O Governo escolheu a flexibilidade curricular e a educação inclusiva para ficarem como a marca da Legislatura, em termos de mudança. 

A verdade é que nem na sua formulação nem na sua aplicação conseguiu o nível mínimo de credibilidade para ganhar a adesão particularmente dos docentes portugueses. E esta situação resulta da pesada carga burocrática que lhes está associada, pelos relatórios e justificações que os normativos semeiam no seu articulado, da insuficiência de recursos atribuídos para a sua concretização e em muitas circunstâncias da falta de clareza nas orientações que se pretendem implementar. 

Mais uma vez, e em matérias cruciais de qualidade do sistema educativo, perdeu-se a oportunidade de conseguir uma solução sustentada, consistente e duradoura. 

Apreciação global e transversal da ação do Governo, em matéria de Educação, claramente negativa e caracterizada por políticas de desvalorização dos profissionais da Educação e de desinvestimento numa oferta de educação de qualidade para todos. 

A avaliação global que fazemos da ação deste Governo na área da Educação – quer no âmbito do Ministério da Educação, quer no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - é francamente negativa. Esta política deve ser substituída. 

Esta foi a legislatura de mais baixo nível de diálogo e de respeito pelas organizações sindicais e pelos seus contributos.

Não é o número de reuniões que se realizam que pode medir esse índice mas o grau de disponibilidade para o compromisso. Ora, este Governo foi totalmente indisponível para o compromisso.

Em vésperas de eleições legislativas, esta é a oportunidade de confrontarmos os Partidos Políticos com as propostas que queiram apresentar para reverter esta situação. Não desistimos no passado de combater o que esteve mal. Não desistimos agora de ser exigentes para um futuro diferente para a educação em Portugal.

É neste contexto que a FNE definiu um documento que designou por Roteiro para a Legislatura 2019-2023 e que estabelece um conjunto vasto de matérias que entendemos que devem ser tratadas ao longo da Legislatura.

 

Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico