|||| Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

2-9-2019

No início do novo ano letivo de 2019/2020, a FNE - Federação Nacional da Educação saúda todos os educadores, professores e trabalhadores não docentes, colocando-se a seu lado para que nos tempos que se avizinham possamos definir em conjunto carreiras atrativas e valorizadas.

O início do novo ano letivo coincide praticamente com a campanha eleitoral que prepara as eleições de 6 de outubro e que vai determinar o quadro parlamentar da Legislatura de 2019-2023. Será esse novo quadro que deve constituir uma oportunidade para que finalmente encerre o ciclo que tem marcado negativamente o desenvolvimento das carreiras em Educação e que se atinjam os níveis de reconhecimento compatíveis com as exigências e responsabilidades que nos estão atribuídas. É preciso retomar a esperança e a confiança e fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes.

Teremos todos de ser exigentes em relação a um sistema educativo de qualidade que responda aos desafios de uma sociedade qualificada, democrática e sustentável. E não haverá sistema educativo de qualidade se não apostar no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais.

Seja qual for o quadro que vier a ser definido em função dos resultados eleitorais, não nos desviaremos e seremos exigentes em relação a estes objetivos. Com o Governo que resultar das eleições de 6 de outubro, a FNE assumirá uma atitude negocial construtiva mas que não abdicará da promoção intransigente de condições dignas de trabalho e de desenvolvimento justo e atrativo das carreiras no setor.

É neste contexto que esta nossa saudação constitui um compromisso para a disponibilidade para a ação, mas também um apelo para a intervenção e participação de todos – educadores, professores e trabalhadores não docentes - nas iniciativas que se justificarem para dar expressão ao que deve ser o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nas nossas escolas.

Nesta oportunidade, saudamos também os nossos Alunos, incentivando-os para o trabalho escolar na direção dos melhores resultados escolares, para o que podem contar com o trabalho e a orientação empenhada dos educadores e professores portugueses e com o apoio atento e dedicado dos Trabalhadores Não Docentes.

E saudamos também os Pais e Encarregados de Educação, esperando deles uma colaboração ativa com os Educadores e Professores, através do reconhecimento das suas responsabilidades e do apoio que é essencial para que o processo de ensino-aprendizagem seja o mais eficaz possível.

Um bom ano letivo de 2019/2020!

 

Porto, 2 de setembro de 2019

A Comissão Executiva


Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico