|||| VII Convenção Nacional com CONFAP, ANDAEP e FNAEBS. FNE debate desafios e exigências da escola para todos

VII Convenção Nacional com CONFAP, ANDAEP e FNAEBS. FNE debate desafios e exigências da escola para todos

VII Convenção Nacional com CONFAP, ANDAEP e FNAEBS. FNE debate desafios e exigências da escola para todos

23-10-2019

É já no próximo sábado, 26 de outubro, que se realiza a VII Convenção Nacional coorganizada pela Federação Nacional da Educação (FNE), Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) e Federação Nacional das Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (FNAEBS), no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Pais, Professores, Diretores e Alunos do ensino secundário voltam a unir-se para uma iniciativa que vai juntar mais de duas centenas de participantes, e que pretende contribuir para ajudar a determinar o rumo das escolas no futuro e quais as respostas educativas apropriadas para os novos tempos.

Esta Convenção anual, que se iniciou em 2013, definiu este ano como lema "Desafios e exigências da escola para todos" e terá a sessão de abertura às 9h30 a cargo de Filinto Lima (Presidente da ANDAEP), Hugo Barreto (Presidente da FNAEBS) e Emídio Sousa (Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - CMSMF).

Pelas 10h00, o Professor Doutor José Matias Alves, da Universidade Católica do Porto, vai liderar a Conferência “Libertar o Sistema Educativo da prisão do Acesso ao Ensino Superior”, que contará ainda com a participação de Alexandre Dias (FNE) e de Álvaro Santos Almeida (ANDAEP) na mesa de debate.

Às 12h00 vai dar-se a apresentação de proposta de Resolução conjunta conduzida por Pedro Barreiros (FNE) e Cristina Cruz (CONFAP).

Às 14h30 acontece a Conferência “A escola para a Inclusão”, que contará com a Professora Doutora Manuela Sanches Ferreira, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, na mesa, em debate com Paulo Fortunato (CONFAP) e Júlio Silva (FNAEBS).

A continuação  do  debate  e  aprovação  da  Resolução  conjunta  está  prevista  para  as  16h00, seguindo-se pelas 17h00 a sessão de encerramento, que fica a cargo do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, do Presidente da CONFAP, Jorge Ascenção, e da Vereadora da Educação da CMSMF, Cristina Tenreiro.

A VII Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP/FNAEBS representa um momento importante para as quatro organizações, uma vez que permite uma reflexão conjunta entre Pais, Professores, Diretores e Alunos do ensino secundário, sobre questões que afetam o futuro do sistema educativo e que se revelam determinantes na promoção do sucesso escolar para todos.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem os trabalhos.

Os dirigentes das várias organizações estarão disponíveis para declarações no local.

 

Porto, 23 de outubro de 2019

A Comissão Executiva


Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico