|||| FNE recebida pelo PCP e PAN na Assembleia da República

FNE recebida pelo PCP e PAN na Assembleia da República

FNE recebida pelo PCP e PAN na Assembleia da República

 

14-11-2019

Uma delegação da FNE constituída pelo Secretário-Geral, João Dias da Silva, pela Presidente do STAAESRA, Cristina Ferreira, e pelo Secretário-Nacional António Sota Martins (SDPGL), foi recebida na Assembleia da República para reuniões individuais com o PCP (representado pela deputada Ana Mesquita) e com o PAN (deputada Bibiana Cunha).

A iniciativa destes encontros foi da FNE, com o objetivo de manifestar a sua disponibilidade para o diálogo, partilha de opinião e expetativas em relação ao desenvolvimento das políticas de educação e das condições de trabalho dos profissionais nas escolas, e serviu também para a apresentação do Roteiro para a Legislatura da federação, recentemente aprovado em Secretariado Nacional.

A FNE sublinhou a sua preocupação em relação ao início atribulado deste ano letivo, marcado pela falta de professores que afeta milhares de alunos e a falta de pessoal de apoio educativo (PAE), que tem levado ao encerramento de muitos estabelecimentos de ensino, no seu todo ou em parte.

A FNE demonstrou outras preocupações educativas como a urgência da criação de uma carreira especial para o PAE, a recuperação total do tempo de serviço dos professores, a definição de um regime especial de aposentação e o rejuvenescimento do corpo docente, assim como a revisão do regime de concursos e a precariedade existente em docentes de todos os graus de ensino.

A deputada Ana Mesquita demonstrou um encontro de opiniões do PCP relativamente a muitas das situações apresentadas, tal como está expresso no programa eleitoral do seu partido. PCP. De salientar, ainda, a disponibilidade total do PCP para defender e encontrar soluções, no quadro da Assembleia da República, junto do Governo, visando a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação e dos trabalhadores em geral.

Já Bibiana Cunha, que agora é membro da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto no Parlamento, assumiu a partilha de preocupações do PAN com a maioria das matérias apresentadas pela FNE, salientando a importância do diálogo com os Sindicatos, para que se identifiquem os problemas e seja dado seguimento a essas questões junto do Governo, na Assembleia da República. O PAN quer garantir uma atuação mais consistente nas matérias de Educação, ajudando a ser parte da solução, questionando o Ministério da Educação em temas como a falta de alojamento para docentes, o apoio à mobilidade, a transferência de poderes para as autarquias, a recuperação integral do tempo de serviço e a insuficiência e precariedade do PAE nas escolas.

A FNE regressa à Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 18, para encontros de trabalho com os Grupos Parlamentares da Iniciativa Liberal (16h00m) e do CDS (17h00m).

Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico