Educadores e professores são verdadeiros heróis

Educadores e professores são verdadeiros heróis

 À sua maneira, também os docentes estão na linha da frente nesta pandemia por covid-19. ME tem a obrigação de dotar as escolas de condições  

 Os conselheiros do SPZC, em representação de todos os distritos, reunidos por videoconferência neste sábado, 12 de dezembro, foram unânimes em considerar o elevado sentido ético e deontológico no cumprimento das suas responsabilidades profissionais dos educadores e professores portugueses em tempos de pandemia.

 Transmitiram um voto de solidariedade a todos os colegas que foram contagiados pela covid-19. Congratularam os dirigentes do SPZC que no dia a dia estão ao serviço dos associados e dos docentes, apesar dos constrangimentos notórios e públicos, inovando e adaptando-se com meios e recursos para uma resposta efetiva.

 Sublinha-se que o SPZC fez um enorme esforço de adaptação da sua ação a estes tempos, sendo a primeira estrutura sindical de docentes a ter uma aplicação no telemóvel, dos primeiros a fazer dinamização sindical e formação online o que tem dado os seus frutos. O resultado tem sido muito positivo no número de entradas de novos associados na casa de várias centenas.   

 Manuel Teodósio, presidente em exercício do SPZC, declarou que nestes tempos de pandemia “os professores e educadores foram e são verdadeiros heróis”. Criticou ainda o ME por não criar as condições de segurança, quer para os grupos de risco, quer para a generalidade dos docentes. Os professores andam horas a fio, ao longo do dia e da semana, com máscara colocada, não havendo um espaço onde possam descansar ou recuperar o fôlego. “Os professores têm aguentado tudo isto com espírito de missão e não sei se conseguirão enfrentar um segundo e terceiro períodos nestas circunstâncias e com falta de meios”, declarou. 

 No âmbito do Ensino Superior, os conselheiros consideraram que é preciso valorizar academicamente o Processo de Bolonha, na melhoria da qualidade, numa associação equilibrada e adaptada a cada subsector (universitário e politécnico) entre conhecimentos e competências.

 Em 2021 a Instituição SPZC vai entrar nos seus 45 anos de vida. Ao longo do ano, haverá inúmeras iniciativas que marcarão esta importante efeméride. Uma das ações será o lançamento de uma obra sobre a História, longa e rica, do Sindicato no movimento sindical, educacional e social da Zona Centro e do país.