Questões?
Coloque-nos a sua questão

Alunos com insuficiência económica no Superior têm de ser apoiados

NOTA DE IMPRENSA | 7 de abril de 2021

Professores do Ensino Superior devem ser vacinados o quanto antes e os alunos deste sector cujas famílias ficaram sem meios de subsistência não podem ficar para trás. Nos restantes sectores de ensino, é importante eliminar as fragilidades detetadas nos modelos de gestão escolar e avaliação do desempenho

O SPZC manifesta grande preocupação para com o que está a ocorrer no Ensino Superior, decorrente da situação pandémica que se vive, em especial a não existência de prioridade na vacinação dos docentes e a perda de recursos de muitas famílias de alunos que, de um momento para o outro, deixaram de ter capacidade para manter os seus educandos nos politécnicos e nas universidades.

Não é aceitável que não sejam criadas bolsas de apoio para estes casos, alguns deles verdadeiros dramas humanos. Importa dar resposta, com toda a urgência, a estes alunos cujos pais ficaram sem emprego ou atravessam problemas graves de saúde e que os colocam na iminência do abandono temporário ou da desistência dos cursos.

Este assunto, entre outros, foi apresentado na reunião entre o SPZC/FNE e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizada na tarde do dia 6 de abril.

Ao nível do Ensino Não Superior, o SPZC entende que o modelo de direção e gestão das escolas é uma matéria que deve ser analisada e debatida publicamente. As críticas são diversas e públicas em vários pontos do país e centram-se no peso diminuto dos docentes em alguns dos órgãos como o conselho geral, e especialmente na sobranceria e desrespeito da parte de algumas lideranças para com os seus colegas docentes.

Da mesma forma é necessário reformular o modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD). Passados alguns anos da sua aplicação, estão identificadas fragilidades que devem ser eliminadas.

Neste momento está a decorrer o processo da Mobilidade por Doença (MpD), que decorrerá até 28 de abril, sendo que, este ano, cada uma das candidaturas tem de ser instruída de raiz. Ou seja, não há a possibilidade de renovações. Nesta como nas restantes matérias, o SPZC continua a prestar um apoio incondicional aos educadores e professores.

Coimbra, 7 de abril de 2021

 

 

 


Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico