Questões?
Coloque-nos a sua questão

Educação

Webinar "O ensino privado no contexto europeu e os desafios para o EPC em Portugal"

Webinar

Webinar "O ensino privado no contexto europeu e os desafios para o EPC em Portugal"

Rodrigo Queiroz e Melo (Professor na Universidade Católica Portuguesa e Coordenador da Comissão Negociadora da Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF) é o orador convidado do quinto e último webinar do Fórum FNE 2020, intitulado "O ensino privado no contexto europeu e os desafios para o EPC em Portugal", que a Federação Nacional da Educação (FNE) e o Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no dia 10 de dezembro 2020, entre as 17 e as 18 horas. O webinar conta com a moderação de José Ricardo Nunes (Vice-Secretário-Geral da FNE e Coordenador da Negociação Coletiva para o Ensino Particular da UGT) e Mário Jorge Silva (Secretário-Nacional da FNE e Coordenador da Dinamização Sindical do SPZC).

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo e para o mundo do trabalho, uma vez que a pandemia pode funcionar como um "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta entre os parceiros sociais e partes interessadas, sobre questões que afetam o futuro da nossa sociedade e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar e de melhores condições de vida e de trabalho para todos.

“A mudança de paradigma no Ensino Particular e Cooperativo (EPC) tornou-se especialmente relevante num momento em que todo o sistema educativo passou a beneficiar de maior autonomia e flexibilidade por força do novo Decreto-Lei que definiu o Currículo dos Ensinos Básico e Secundário. A uma maior autonomia das escolas e seus profissionais era necessário corresponder melhores e diferentes instrumentos de regulação do serviço educativo. O conhecimento da mudança de paradigma regulatório do EPC é importante para ver as soluções curriculares encontradas no âmbito do ecossistema escolar mais vasto para que foram desenhadas.”

In 'O (Novo) Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo - Uma Mudança de Paradigma', de Rodrigo Queiroz e Melo.

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_B3Jwyy9LTAux3LWwSZUXIw

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.


Orador: Rodrigo Queiroz e Melo

Licenciado em Direito, Doutor em Ciências da Educação e Professor Auxiliar convidado da Universidade Católica Portuguesa, Rodrigo Queiroz e Melo é diretor Executivo da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo) e Coordenador da Comissão Negociadora da Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF). Presidente do Conselho Geral do IAVE, I.P. e Conselheiro do CNE - Conselho Nacional da Educação, é também Vice-Presidente do CEPCEP - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa. A nível internacional é Presidente do Conselho Europeu de Associações Nacionais de Escolas Independentes e Vice-Presidente da Federação Europeia de Empregadores na Educação.
Foi Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa (FCH-UCP) e Chefe de Gabinete da Ministra da Educação do XVI Governo. Foi membro do Grupo de Trabalho nomeado pelo ME para revisão do modelo de Avaliação Externa das Escolas, a cargo da IGEC (2016/2017), e participou no Grupo de Trabalho que propôs a Lei da Educação Inclusiva. É autor de diversas obras sobre regulação de sistemas escolares e avaliação de escolas.

Moderadores:

José Ricardo Nunes (Vice-Secretário-Geral da FNE e Coordenador da Negociação Coletiva para o Ensino Particular da UGT)
Mário Jorge Silva (Secretário-Nacional da FNE e Coordenador da Dinamização Sindical do SPZC)


Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico