|||| Educação

Alunos e professores de parabéns no PISA 2018

Alunos e professores de parabéns no PISA 2018

Alunos e professores de parabéns no PISA 2018

 

3-12-2019
A OCDE acaba de publicar os primeiros três (de um total de seis) volumes do PISA 2018 (Programa para a Avaliação Internacional de Alunos), que confirma uma consolidação dos resultados dos alunos portugueses de 15 anos, nas literacias de Leitura, Ciência e Matemática, num trajeto maioritariamente ascendente, verificado desde 2000, e encimado pelos países do sudeste asiático.

O PISA 2018 continua a chamar à atenção para o malefício das desigualdades no sistema educativo nacional, que agrava o efeito trampolim e as condições de sucesso e de equidade dos alunos com um estatuto socioeconómico inferior.

As grandes reivindicações da FNE para a Educação também estão lá espelhadas, direta ou indiretamente, nomeadamente no que respeita às difíceis condições de trabalho dos professores, à falta de recursos humanos, pedagógicos e materiais nas escolas e à indispensável atratividade da carreira docente, nos seus múltiplos aspetos, em prol de melhores resultados dos alunos e de um sistema com melhor qualidade e equidade.

“O que é que os alunos sabem e podem fazer” é o título do primeiro volume do PISA 2018. O segundo volume intitula-se “Onde todos os alunos podem ter sucesso”. Já o terceiro é dedicado a “O que é que a vida escolar significa para a vida dos alunos”.

Os três restantes volumes dos resultados do relatório (“Os alunos sabem usar o dinheiro com inteligência?”, “Políticas eficazes, escolas de sucesso” e “Os alunos estão prontos para prosperar nas sociedades globais?” virão a lume no decorrer de 2020.

Os primeiros três relatórios do PISA 2018 podem ser consultados em:

Relatório PISA 2018 - Vol.1

Relatório PISA 2018 - Vol.2

Relatório PISA 2018 - Vol.3

Voltar

|||| Destaques

Jan 2019

Mais benefícios na saúde

Ler Mais
Ler Mais
FNE Online

Edição do jornal online FNE está disponível para consulta

Ler Mais
Negociação Formação Saúde Informação Social Cultural Jurídico