Questões?
Coloque-nos a sua questão

Educação

António Fonseca traça os desafios para os Sindicatos na pós-Pandemia

António Fonseca traça os desafios para os Sindicatos na pós-Pandemia

António Fonseca, Presidente do MAIS, é o segundo orador convidado do ciclo de Webinários com dirigentes sindicais "Desafios aos Sindicatos na pós-pandemia", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelo Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), que vai decorrer no próximo dia 22 de abril, pelas 17h00m, com moderação de José Ricardo Coelho.

A pandemia trouxe novos desafios e exigências para os Sindicatos. Em tempos de incerteza, que caminhos devem os trabalhadores e os seus representantes trilhar para ultrapassar os novos desafios que se abateram sobre o mundo do trabalho? A regulamentação do teletrabalho impôs-se mais afirmativamente na agenda de negociação e concertação sindical, desafiando uma dimensão coletiva do emprego, e obrigando os Sindicatos a reinventar a luta de proximidade junto dos trabalhadores. Mas esta crise pode também ser vista como uma oportunidade de fortalecimento do papel do sindicalismo, sempre em busca de respostas mais eficazes, por direitos, Liberdade, inclusão e justiça social.

Que pontos de contato relacionam o antes e o pós-pandemia? Qual será a capacidade dos Sindicatos para reinventarem a negociação coletiva? O espírito de mobilização e manifestação sindical nos locais de trabalho irá ficar limitado a um ativismo mais digital? Que compromissos deve o movimento sindical assumir neste novo paradigma, de forma que as reivindicações dos trabalhadores sejam de facto efetivadas?

Num momento em que se assiste ao agravamento do desemprego, da precariedade, da falta de proteção em novas formas de trabalho e da escassez de recursos, que caminhos de mobilização e representação social têm os representantes dos trabalhadores que cumprir para resistir à pressão de políticas que desvalorizam a negociação coletiva e o diálogo social?

Não perca esta e outras questões que vão a debate no próximo dia 22 de abril, às 17h00m.

Inscreva-se gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_T2PQ6SmTSaWHzK69EuE1pQ

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinário através da plataforma Zoom


Orador: António Fonseca
Iniciou a carreira profissional em 1991 no ex-Banco Nacional Ultramarino (BNU), instituição em que trabalhou em diversos departamentos centrais e em várias agências. Quando o BNU foi integrado na Caixa Geral de Depósitos (CGD) continuou o seu percurso profissional na área comercial. O percurso sindical avançou passo a passo. Era delegado sindical quando, em 2004, ingressou na estrutura do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), na Secção de Empresa da CGD. Em outubro desse ano assumiu a coordenação, que desempenhou até final do mandato. A convite do então presidente Delmiro Carreira, participou em 2007 na lista candidata à Direção do SBSI, hoje MAIS Sindicato. Integrou a Direção como suplente, depois como efetivo, assumindo, por fim, a coordenação do Pelouro da Informação. No atual mandato, que decorre até 2023, foi nomeado Tesoureiro e agora é Presidente da Direção. António Fonseca nasceu em Lisboa, em 1969. Cresceu e estudou em Odivelas, concelho onde reside.

Moderador: José Ricardo Coelho - Vice-Secretário-Geral da FNE e Secretário Executivo da UGT
 

Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico