Questões?
Coloque-nos a sua questão

Ministério da Educação garante normal desenvolvimento das carreiras dos professores

Ministério da Educação garante normal desenvolvimento das carreiras dos professores

Ministério da Educação garante normal desenvolvimento das carreiras dos professores

 

8-4-2020

Na reunião realizada nesta quarta-feira, da Federação Nacional da Educação (FNE) com o Ministério da Educação (ME) relativa à atual situação provocada pelo surto epidemiológico do Covid 19, foi abordada a questão das dificuldades de operacionalização no atual contexto da progressão dos docentes.


Este é um problema já anteriormente suscitado ao Ministro da Educação, logo que se verificou a interrupção das atividades letivas e a limitação de movimentos das pessoas, e que impediam quer o desenvolvimento das ações de formação contínua, quer a observação de aulas. E hoje, no encontro realizado, foi comunicado à FNE que estará a ser preparada uma circular da Direção Geral da Administração Educativa (DGAE), no sentido de que os educadores e professores não sejam prejudicados pelo facto de durante um período de tempo não poder ser realizada a observação de aulas ou não poder ser reunido o requisito da formação contínua que garanta estas condições para efeito de progressão em carreira.

A proposta que a FNE tinha apresentado ao ME ia no sentido de que a data de progressão não poderia ser prejudicado por estas circunstâncias conjunturais e que, logo que ambos os critérios estejam preenchidos possa ocorrer a progressão, mas com efeitos à data em que deveria ter ocorrido se não houvesse estas limitações.

A FNE aguarda a publicação da referida circular, esperando que sejam garantidas as condições para que os docentes tenham a segurança de que não vão ver prejudicado o seu prazo de acesso e progressão a novo escalão.

Sobre as restantes questões relativas à atual situação das escolas provocada pelo surto epidemiológico do Covid 19, a FNE tomará posição logo após o anúncio das medidas apresentadas pelo Governo.


Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico