Questões?
Coloque-nos a sua questão

SPZC assinala 45.º aniversário

SPZC assinala 45.º aniversário

A efeméride será comemorada até outubro de 2022. Lançado no pós-25 de Abril de 74, viu reconhecidos os seus estatutos dois anos depois. “Rigor e Confiança” é a divisa que melhor define o percurso da mais antiga estrutura sindical de docentes do centro

 

 

O SPZC está a dar início às comemorações dos 45 anos da publicação em Diário da República dos seus Estatutos, ocorrida em outubro de 1976, e cuja evocação se irá prolongar até ao mesmo mês de 2022.

Recorde-se que foi imediatamente a seguir ao Dia da Liberdade, com a realização de plenários e ações sindicais a nível de cada distrito, que começou a ser criado aquele que ficará para a História como o primeiro sindicato de professores no centro do país.

Desde sempre a sua postura sindical foi clara, tendo sido votada e aprovada, em 1982, a adesão à UGT, referendada por uma esmagadora maioria de 82% dos associados, assim como à Federação Nacional da Educação (FNE), nessa época designada como Federação Nacional dos Sindicatos dos Professores (FNSP).

No decorrer deste já longo percurso, o SPZC soube-se reinventar e adaptar à realidade, nunca perdendo o seu principal foco: a defesa intransigente dos direitos dos educadores e professores, em prol do ensino e da educação, e do país.  A fidelização de milhares de associados e a entrada constante e crescente de novos, dia a dia, são a prova de que o trabalho no âmbito do movimento sindical democrático, realizado com elevação e autenticidade, vale sempre a pena

O exemplo maior da inovação em permanência tem sido a disponibilização de plataformas, ferramentas e recursos que têm permitido, especialmente em contexto pandémico, reforçar a proximidade junto de educadores e professores.

Para assinalar este importante marco, o SPZC criou uma imagem própria sustentada numa frase que qualifica o trabalho desenvolvido durante estas quatro décadas e meia de existência: "Rigor e Confiança".

Em paralelo, dotaram-se as 12 delegações de meios tecnológicos e digitais para que os serviços possam dar uma resposta eficaz e de qualidade aos associados. E h poucos dias, concretizou-se a uniformização da imagem exterior de cada uma dessas instalações. O objetivo é o de as tornar mais atrativas e condizentes com identidade da Organização.

O SPZC deseja que as condições de saúde pública continuem a proporcionar o desejável desconfinamento, por forma a que as mesmas possam ser usufruídas pelos associados e pelos docentes em geral.

Para lá dos referidos espaços físicos, encontram-se também disponíveis espaços digitais que permitem uma informação e comunicação permanentes, as quais também foram melhoradas, as que existiam, e criadas outras.

Revitalizou-se o site, criou-se uma app para telemóveis e uma página no Instagram e está a dinamizar-se a página no Facebook, no Twitter e no Linkedin. 

A informação agora passou a ser divulgada na hora.

Sendo o sindicato #QUOTAZERO", onde os benefícios de cada associado superam o valor da quota, desafiam-se todos os docentes a conhecer o mais antigo Sindicato de Professores do Centro do País, mas que é, ao mesmo tempo, o mais moderno e dinâmico, sem nunca perder a marca do rigor e da confiança.


Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico