Questões?
Coloque-nos a sua questão

Webinário Dia Mundial do Professor - Valorizar a escola é investir no futuro

Webinário Dia Mundial do Professor -

Webinário Dia Mundial do Professor - "Valorizar a escola é investir no futuro"

Valorizar a carreira, Rejuvenescer o corpo docente e Combater a precariedade. Foram estas as reivindicações comuns apontadas pelos líderes dos sindicatos de docentes pertencentes à FNE, no webinário "Sindicatos pela atratividade da profissão docente", realizado na tarde de 5 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor de 2021.

Num seminário distribuído por mais de uma hora, moderado por João Dias da Silva, Secretário-Geral (SG) da FNE, os sete líderes dos sindicatos de docentes da FNE, de Portugal Continental, Açores, Madeira e Europa (SPZN,  SPZC, SDPGL, SDPSul, SDPA, SDPM e SPCL) sublinharam as inúmeras razões por que é tão urgente tornar a profissão de professor atrativa, para garantir o rejuvenescimento da classe docente, o fim da precariedade, uma aposentação digna e uma educação de qualidade ao longo de toda a vida.

O webinário  foi mais uma jornada na procura de propostas e soluções para uma escola mais inclusiva e mais sustentável, com o financiamento adequado e uma valorização que dignifique os desafios da sociedade no futuro.

Lucinda Manuela Dâmaso (Presidente SPZN): "Sempre se pediu muito aos professores e pouco lhes é reconhecido pelo Governo".

Manuel Teodósio (Presidente SPZC): "O Ministério da Educação devia reconhecer o empenho dos professores, mas a prioridade vai para fotos com feitos desportivos".

Conceição Alves Pinto (Presidente SDPGL): "Vivemos um inverno de negociação".

Josefa Lopes (Presidente SDPSul): "O Governo tem de perceber que valorizar a escola é investir no futuro".

Ricardo Baptista (Presidente SDPA): "É urgente valorizar a carreira de professor".

Pedro Cabrita (Presidente da Mesa da AG do SDPM): "A carreira tem sido atingida pelos números do excel do Ministro das Finanças".

Teresa Soares (SG do SPCL): "Queremos os nossos direitos como professores, como pessoas e como portugueses".

João Dias da Silva (SG FNE): "A FNE está disposta a lutar por todos e com todos para alcançar as medidas políticas necessárias aqui referidas".

 Leia a reportagem completa sobre este webinário no jornal FNE deste mês.




Oradores

 

Lucinda Dâmaso
SPZN
 
Manuel Teodósio
SPZC
 
Conceição Alves Pinto
SDPGL
Josefa Lopes
SDPSUL
 
 
Ricardo Baptista
SDPA
 
Pedro Cabrita
SDPM
 
Teresa Soares
SPCL
 
João Dias da Silva
FNE

 

 

 


Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico