Questões?
Coloque-nos a sua questão

Dia Mundial do Professor | 5.out | Webinário da FNE no Dia Mundial do Professor

Webinário Dia Mundial do Professor -

Webinário Dia Mundial do Professor - "Valorizar a escola é investir no futuro"

Valorizar a carreira, Rejuvenescer o corpo docente e Combater a precariedade. Foram estas as reivindicações comuns apontadas pelos líderes dos sindicatos de docentes pertencentes à FNE, no webinário "Sindicatos pela atratividade da profissão docente", realizado na tarde de 5 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor de 2021.

Num seminário distribuído por mais de uma hora, moderado por João Dias da Silva, Secretário-Geral (SG) da FNE, os sete líderes dos sindicatos de docentes da FNE, de Portugal Continental, Açores, Madeira e Europa (SPZN,  SPZC, SDPGL, SDPSul, SDPA, SDPM e SPCL) sublinharam as inúmeras razões por que é tão urgente tornar a profissão de professor atrativa, para garantir o rejuvenescimento da classe docente, o fim da precariedade, uma aposentação digna e uma educação de qualidade ao longo de toda a vida.

O webinário  foi mais uma jornada na procura de propostas e soluções para uma escola mais inclusiva e mais sustentável, com o financiamento adequado e uma valorização que dignifique os desafios da sociedade no futuro.

Lucinda Manuela Dâmaso (Presidente SPZN): "Sempre se pediu muito aos professores e pouco lhes é reconhecido pelo Governo".

Manuel Teodósio (Presidente SPZC): "O Ministério da Educação devia reconhecer o empenho dos professores, mas a prioridade vai para fotos com feitos desportivos".

Conceição Alves Pinto (Presidente SDPGL): "Vivemos um inverno de negociação".

Josefa Lopes (Presidente SDPSul): "O Governo tem de perceber que valorizar a escola é investir no futuro".

Ricardo Baptista (Presidente SDPA): "É urgente valorizar a carreira de professor".

Pedro Cabrita (Presidente da Mesa da AG do SDPM): "A carreira tem sido atingida pelos números do excel do Ministro das Finanças".

Teresa Soares (SG do SPCL): "Queremos os nossos direitos como professores, como pessoas e como portugueses".

João Dias da Silva (SG FNE): "A FNE está disposta a lutar por todos e com todos para alcançar as medidas políticas necessárias aqui referidas".

 Leia a reportagem completa sobre este webinário no jornal FNE deste mês.




Iniciativas FNE no Dia Mundial do Professor

hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em várias escolas do país, entre os dias 4 e 8 de outubro, e um concerto online com o jovem artista, Francisco Correia (participante do Got Talent Portugal), organizado pelo SPZN, às 21h30 do dia 4 de outubro, serão o ponto de lançamento das iniciativas que a FNE e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2021.

No dia seguinte, 5 de outubro, as celebrações prosseguem com a realização às 17h00 do webinário "Sindicatos pela atratividade da profissão docente", com líderes dos sindicatos de docentes pertencentes à FNE como oradores e com João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, na moderação.

Este ano sob o tema "Sempre presentes", definido pela Internacional da Educação (IE), a FNE procura reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham nos momentos difíceis que vivemos, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências, tantas vezes sublinhadas de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

O Dia Mundial do Professor é, por isso, uma jornada de reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

A FNE não desiste de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os nossos Sindicatos fortes e ativos que o poderemos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as atingirmos.

O Dia Mundial do Professor comemora-se anualmente em todo o mundo no dia 5 de outubro, celebrando a profissão docente e o papel que os profissionais da Educação desempenham na procura de uma sociedade mais justa, equitativa, sustentável e de qualidade para todos. Foi em 1994 que a data foi decidida pela UNESCO e pela IE, como forma de reconhecer a importância da Declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, esta última concretizada em 5 de outubro de 1966.



Escolas assinalam Dia Mundial do Professor

Vários estabelecimentos de ensino de toda a Zona Centro associam-se à comemoração da data com a colocação nos seus mastros da bandeira “#obrigadoprofessor”

29.setembro.2021

A semana de 4 a 8 deste próximo mês de outubro vai ser dedicada, aquém e além-fronteiras, ao Dia Mundial do Professor. Centenas de escolas portuguesas vão lembrar esta importante data, entre 4 e 8 de outubro, através do ato simbólico do hastear da bandeira “Dia Mundial do Professor – Portugal, #obrigadoprofessor”.

 

Voltar
Negociação Formação Saúde Informação Social | Protocolos Cultural Jurídico