Voltar

FNE/AFIET promovem em Coimbra o Seminário "A Educação Inclusiva - Da legislação à realidade: conquistas e desafios"

1-10-2024

A Federação Nacional da Educação(FNE) e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) promovem no próximo dia 19 de outubro de 2024, entre as 9h e as 13h, no Hotel D. Luís, em Coimbra, o Seminário "A educação inclusiva - da legislação à realidade: conquistas e desafios", durante o qual vão apresentar e debater os resultados da Consulta Nacional sobre o regime da Educação Inclusiva, realizada entre 17 e 31 de maio do corrente ano, em que participaram mais de 1200 professores e educadores.
 

Inscreva-se até 14 de outubro



Ao fim de quatro anos de aplicação do Decreto-lei nº. 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei nº. 116/2019, de 13 de setembro, a FNE e a AFIET pretendem com este inquérito analisar e avaliar o verdadeiro impacto dos referidos diplomas ao longo destes anos na vida das escolas, dos docentes e nas comunidades educativas, e em simultâneo observar se as alterações legislativas verificadas trouxeram uma escola mais inclusiva, melhorando a aprendizagem dos alunos.

Por último, a FNE e a AFIET pretendem conhecer que correções devem ser introduzidas na legislação, permitindo a elaboração, com quem está no terreno, de propostas fundamentadas para a sua melhoria e aplicação, capazes de vir a enriquecer um percurso pedagógico-didático, verdadeiramente inclusivo.

abertura deste seminário (9h30m) contará com a participação do Presidente da AFIET, João Dias da Silva e do Presidente do SPZC, Manuel Teodósio, seguindo-se a participação da Professora Doutora Madalena Baptista, da ESE Coimbra como oradora principal (9h45) antes da apresentação e análise dos resultados da Consulta Nacional (10h30m) por Ana Maria Barros (AE Valongo) e José Carlos Lopes (SPZC).

sessão de encerramento (12h30m) está a cargo de Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE.


Após a formação, o(a)s educadore(a)s e professore(a)s interessado(a)s poderão solicitar à FNE (secretariado@fne.pt) o reconhecimento e certificação deste seminário como uma “Ação de Curta Duração”, de 3 horas, nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de junho.
 
O Certificado de Ação de Curta Duração tem o custo de 5€ e será emitido, de acordo com a lei, no prazo de 30 dias úteis após o Seminário.
 
O pagamento deve ser feito por transferência bancária para o IBAN da AFIET PT50.0036.0073.99100011284.02 - BIC/SWIFT: MPIOPTPL e enviado o comprovativo juntamente com o pedido de reconhecimento e certificação.
 
 

Voltar