Voltar

Aposentados festejaram os 50 anos do SPZC

COMUNICADO À IMPRENSA | 1.Julho.2024

Mais de quatro centenas de docentes associaram-se ao aniversário daquela que é a maior estrutura sindical do Centro do país

Tentúgal acolheu no último sábado de junho mais um encontro de docentes aposentados, o 23.º, promovido pelo SPZC.

Reuniu mais de 400 educadores e professores que ao longo dos anos dedicaram a sua vida em prol da educação em Portugal e, também, na qualidade de associados do SPZC.

Manuel Teodósio, presidente do SPZC, manifestou o seu profundo reconhecimento a todos os colegas jubilados e aposentados pela abnegação e brio profissional demonstrados aos longo da carreira, sempre na defesa da educação e dos direitos dos docentes.

O evento deste ano coincidiu com a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e meio século de existência do SPZC. Tendo presentes esses factos, o programa contou com os testemunhos de duas personalidades que viveram a Revolução dos Cravos e o nascimento do SPZC. 

Amílcar Coelho, à época jovem cadete, agora docente aposentado e ex-dirigente do SPZC, foi um dos “rapazes dos tanques” que acompanharam Salgueiro Maia nas longas e periclitantes horas que antecederam o 25 de Abril de 1974. José Ricardo, ex-presidente do SPZC, apresentou uma resenha histórica do percurso realizado pelo SPZC, desde maio de 1974 ao presente.

Esta celebração teve ainda momentos de convívio e partilha, bem demonstrativos da importância da solidariedade e camaradagem entre os docentes jubilados e aposentados.

O dia terminou com o bolo do quinquagésimo aniversário do SPZC e os parabéns entoados pelos convivas.

 

 

 

 

 


Voltar