SPZC por todos, faz mais por si: reivindica, propõe, negoceia e age na base da ação e do compromisso
O SPZC aposta numa ação sindical de proposição, que privilegie o diálogo, a negociação e a concertação social, sem prejuízo do recurso intransigente a formas de luta legítimas de pressão.
O SPZC está empenhado numa Escola de qualidade, em Professores valorizados que sintam a sua profissão dignificada e a Educação como pilar fundamental de um país desenvolvido.
Com determinação e empenho o SPZC luta por todos e por cada um!
Negociações em Curso
Ensino Superior
Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)
A FNE tem apresentado propostas para a revisão deste regime, defendendo princípios como a discriminação positiva para as instituições de ensino superior e um financiamento adequado e equitativo para garantir a qualidade das ofertas educativas e formativas. (Consulte aqui o documento com as propostas da FNE)
Ensino Não Superior
Revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD)
Através do acordo de protocolo assinado entre a FNE e o MECI, as negociações relativas à revisão do ECD vão decorrer de forma segmentada. Após a discussão sobre mobilidade por doença, serão abordados temas como recrutamento, ingresso, formação e desenvolvimento profissional, condições de trabalho, revisão da carreira e o modelo de avaliação de desempenho docente.
Setor Social e Solidário
Revisão de Contratos Coletivos
A FNE, integrada na Frente Sindical da UGT (FSUGT), tem vindo a negociar revisões dos CCT com a Confederação Nacional de Educação e Formação, a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas.