Voltar

Próximas negociações afiguram-se delicadas 

COMUNICADO À IMPRENSA | 09.Dezembro.2024

Atendendo à multiplicidade de matérias e assuntos que serão abordados com as diversas tutelas, dirigentes do SPZC perspetivam o próximo ano como desafiante

Manuel Teodósio, presidente da direção do SPZC, caracteriza o próximo ano sindicalmente estimulante. Considera que os processos negociais serão melindrosos, em especial a revisão do ECD, mas que abrem boas perspetivas para os docentes. Deixa também a garantia de que os associados e os professores serão sempre ouvidos nas suas preocupações e propostas.

A nível negocial, serão envolvidas várias tutelas e todos os níveis e graus de ensino e sectores de atividade. Estarão sobre a mesa matérias relevantes como a monodocência, a definição das componentes letiva e não letiva, a mobilidade por doença, os professores cooperantes, o encontrar de uma compensação para os colegas que se encontram no 10.º escalão e, para além de outras, os vários contratos coletivos de trabalho do Privado e Social.

Gestão das escolas

A administração e gestão das escolas é outra das matérias que tem centrado as atenções do SPZC/FNE.

Desde já, decorre uma ação de auscultação nacional liderada pela FNE e pela Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) sobre a gestão das escolas.

Este dia 11 terá lugar em Aveiro a conferência final que elencará as principais recomendações recolhidas ao longo de quatro encontros regionais que reunirão as reflexões de docentes, diretores, pais, alunos e autarcas.

Plano de ação e orçamento aprovados

O Conselho Geral (CG) do SPZC aprovou por unanimidade o Plano de Ação e Orçamento para 2025.

José Ricardo, presidente da Mesa da Assembleia Geral, realçou que o plano estabelece metas conscientes para o crescimento previsto. Face a esse crescimento sustentado, o SPZC reforçou a sua capacidade de resposta jurídica, está a incrementar a oferta formativa e a garantir a sustentabilidade do seguro de saúde de €10 mil oferecido gratuitamente aos associados e que é único a nível nacional.

Também se anuncia para este mês de dezembro a inauguração de novas instalações da Delegação de Seia com o objetivo de proporcionar aos associados melhores condições físicas de atendimento, recursos e proximidade.

O Conselho Geral e a Direção exprimem votos de boas festas a toda a comunidade educativa e o desejo de um excelente ano em diálogo social.

Descarregue aqui o comunicado

 


Voltar