– ROTA DA ECONOMIA CIRCULAR – IDENTIFICAR, COMPREENDER E REDUZIR O IMPACTE DOS PLÁSTICOS –
Transforme a sua sala de aula num laboratório de investigação ambiental! Participe no curso “Rota da economia circular – identificar, compreender e reduzir o impacte dos plásticos” e descubra como identificar diferentes tipos.
A maioria dos portugueses (96%) inquiridos numa campanha de sensibilização indicam conhecer o problema ambiental causado pelos resíduos de plástico, mas apenas metade mudou o seu comportamento. A utilização de matérias à base de plástico como cotonetes, palhinhas ou sacos de plásticos descartáveis, e a sua incorreta deposição leva à proliferação de plásticos nos oceanos. Aqui deterioram-se, dando origem a pequenas partículas – os microplásticos, que são ingeridas pelos animais e levam à sua morte. Os microplásticos também são um ingrediente de muitos cosméticos e produtos de higiene pessoal, como exfoliantes para cabelo, corpo e rosto, pastas e cremes dentais, entrando na rede de esgotos, mas como são demasiado pequenos para serem completamente filtrados nos sistemas de tratamento vão para os rios e mares. Com esta atividade pretende-se dar a conhecer o plástico comum, as suas características e formas de proceder à sua correta reciclagem.
Formação certificada como ação de curta duração: 3,5 horas (n.º 2 do Artigo 5.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio)
Duração: 3h30min – 17h00-20h30
Data: 2 de julho de 2025
Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Sala 13 / Laboratório de Investigação Aplicada e Instrumental (LIAI)
Ação de curta duração gratuita de inscrição obrigatória
Inscrição até dia 30 de junho de 2025 >>> aqui
Área de formação: Área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.
Destinatários: Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e professores dos Ensinos Básico e Secundário de Português, Estudos Sociais/ História, Educação Visual e Tecnológica, Inglês, Matemática, Ciências da Natureza, Filosofia, Geografia, Economia e Contabilidade, Físico e Química e Biologia e Geologia.
Formadora Responsável: Isabel Paula Lopes Brás / Habilitação Académica da Formadora: Doutoramento
Formadora Convidada: Sofia Marques
Objetivos
– Capacitar professores para compreenderem, ensinarem e aplicarem os conceitos científicos e ambientais relacionados com os plásticos e a sua valorização no contexto da economia circular, através de uma abordagem teórico-prática que integra química orgânica, ciência dos materiais e experimentação laboratorial.
– Sensibilizar para a problemática ambiental associada aos plásticos de forma a reconhecer os impactos ambientais da produção, consumo e descarte de plásticos e compreender a relevância da Estratégia Europeia para a Economia Circular e o seu enquadramento educativo.
– Reforçar os conhecimentos científicos sobre polímeros, através da revisão dos fundamentos da química orgânica aplicada à estrutura e classificação dos principais polímeros sintéticos e a compreensão da relação entre estrutura molecular e propriedades físico-químicas dos plásticos.
– Explorar os processos de valorização e reciclagem de plásticos com a identificação dos diferentes tipos de reciclagem (mecânica, química e energética) e a análise do papel da identificação correta dos plásticos no sucesso da reciclagem e na economia circular.
– Desenvolver competências laboratoriais aplicadas à identificação de plásticos através da realização de experiências práticas de separação de plásticos com base em densidades e observar e interpretar espectros de FTIR como ferramenta complementar de identificação. Promover a aplicação de procedimentos laboratoriais com potencial de replicação em contexto escolar.
– Promover a integração curricular e interdisciplinar da temática dos plásticos, explorando as formas de articulação com os programas de Físico-Química, Biologia-Geologia, Cidadania e Desenvolvimento, e ainda o desenvolvimento de projetos de educação ambiental e cidadania científica.
– Fomentar a adoção de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências com o incentivo do uso da experimentação como meio para a construção de conhecimento científico, e a valorização da participação dos alunos em projetos centrados em problemas reais e locais.
Conteúdos da ação
1. Boas-vindas e introdução ao curso (15 min)
- Apresentação da equipa formadora e objetivos do curso
- Enquadramento: A problemática dos plásticos e a Estratégia Europeia para a Economia Circular
- Curiosidades sobre o “CSI Plástico” e o papel dos professores como agentes de mudança
2. Fundamentos científicos: Química dos plásticos e reciclagem (45 min)
- Estrutura química dos principais polímeros: PE, PP, PVC, PET, PS, etc.
- Polímeros naturais vs sintéticos
- Relação entre estrutura molecular e propriedades físicas
- Tipos de reciclagem: mecânica, química, energética
- O papel da identificação correta na cadeia de valorização
3. Economia circular e valorização de resíduos plásticos (30 min)
- Princípios da economia circular aplicados aos materiais plásticos
- Casos de boas práticas e inovação (ex. fio 3D com plástico reciclado, projetos educativos)
- Desafios e oportunidades na escola e na comunidade
4. Atividade laboratorial: Identificação de plásticos (1h45min)
Objetivo: Capacitar os participantes para identificar diferentes tipos de plásticos com recurso a técnicas acessíveis e reprodutíveis em contexto escolar.
- Parte 1: Separação de amostras por densidade (teste em líquidos com diferentes densidades)
- Parte 2: Observação de propriedades físicas (densidade, dureza, cor, comportamento ao calor)
- Parte 3: Demonstração com espetroscopia FTIR (interpretação de espectros de polímeros)
- Registo de dados e discussão dos resultados
- Debate: como replicar esta atividade com alunos e integrar com temas de sustentabilidade
5. Encerramento e reflexão final (15 min)
- Partilha de ideias e aplicações pedagógicas
- Ligação ao Mestrado em Tecnologias Ambientais da ESTGV
Organização
Departamento de Ambiente da ESTGV
